Início DESTAQUE Finalmente sabemos a razão pela qual as piscinas das Olimpíadas ficaram verdes

Finalmente sabemos a razão pela qual as piscinas das Olimpíadas ficaram verdes

Finalmente sabemos a razão pela qual as piscinas das Olimpíadas ficaram verdes
0
0

Já faz quase uma semana que as piscinas das Olimpíadas do Rio começaram a ficar verdes. O comitê chegou a dar algumas razões pelo esverdeamento das águas, culpando as algas e desequilíbrio químico, mas não foram justificativas comprovadas.

Agora, as autoridades deram um veredito final: alguém cometeu um erro.

De acordo com o New York Times, foram adicionados 160 litros de peróxido de hidrogênio acidentalmente na piscina de saltos ornamentais, no dia 5 de agosto. Isso neutralizou o cloro e deixou a água verde. Basicamente, ao eliminar o cloro, alguns compostos orgânicos começaram a surgir – incluindo algas.

O peróxido de hidrogênio pode ser usado como agente de limpeza de piscinas, mas não quando é combinado com o cloro. Um neutraliza o outro e isso acaba confundindo os sistemas eletrônicos de medição de substâncias químicas na água.

Gustavo Nascimento, diretor de instalações do Comitê Rio-2016, disse numa coletiva de imprensa que o sistema de monitoramento mostrava haver a quantidade certa de cloro, mas não foi capaz de avisar que ele já não estava mais funcionando.

Foto por: AP Photo/Wong Maye-E. Evangelia Papazoglou e Evangelia Platanioti na competição do nado sincronizado, neste domingo (14).

Antes das competições de nado sincronizado, que aconteceram no domingo, a organização dos Jogos trocou os 3,7 milhões de litros d’água da piscina. De acordo com a NBC, a água estava com o seu azul tradicional durante as provas, e as atletas puderam realizar as performances sem nenhum problema.

A organização dos jogos ficou bem constrangida com o caso. “É claro que é uma vergonha,” disse Mario Andrada, porta-voz das Olimpíadas Rio 2016. “Estamos recebendo os Jogos Olímpicos, e os atletas estão aqui, então a água é uma das preocupações. Nós deveríamos ter consertado isso mais rápido. Aprendemos uma lição dolorosa de um jeito difícil.”

Comentários

Comentários

Edinaldo miranda Web designer www.webmiranda.com.br Hospedagem www.host.webmiranda.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *