Início CIÊNCIA E TECNOLOGIA Ipem alcança metas de melhorias na prestação do serviço

Ipem alcança metas de melhorias na prestação do serviço

Ipem alcança metas de melhorias na prestação do serviço
0
0

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem-RO), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), alcançou no período de outubro de 2015 a julho deste ano as metas para melhorar o atendimento e serviço oferecido.

Cumprindo com o papel de proporcionar à população rondoniense uma concorrência justa entre bens e serviços, protegendo o mercado e garantindo aos consumidores a tranquilidade na qualidade e metrologia legal, o Ipem-RO realizou em dez meses 17.189 verificações periódicas e eventuais.

Dos 13 quesitos alcançados, destaca-se o Plano de Calibração, quando foram calibrados os instrumentos de medidas de volume e massas, desde um grama até 20 quilos, e balanças de uso do laboratório de pré-medidos.

Como parte do projeto de implantação do Laboratório Metrológico de Verificação de Medidores de Energia, que está em fase final de instalação no Ipem-RO, os servidores também receberam treinamento sobre Operacionalização de Bancada do Laboratório, ministrado pelos técnicos da Metrum, empresa responsável pelo fornecimento e montagem da bancada. Juntamente com os servidores do Ipem-RO, funcionários da Eletrobras Distribuição Rondônia também participaram da capacitação.

Voltado para a tecnologia de serviço que será oferecido pelo laboratório, houve treinamento sobre verificação de Medidores de Energia Elétrica e Aplicação no Sistema de Gestão Integrada (SGI), que foi aplicado no Imetro Para.

O banco de dados do Laboratório Metrológico de Verificação de Medidores de Energia está em fase de estruturação, assim como a elaboração das normas e procedimentos do laboratório.

A capacitação de servidores, com treinamento em serviços de qualidade, produtos pré-medidos, medidor de velocidade, instrumento de pesagem não automática – IPNA (balanças), bomba medidora para combustíveis líquidos e taxímetros, também foi uma das prioridades, e cinco servidores receberam formação como agentes de Metrologia Legal (EAD).

REPACTUAÇÃO

A repactuação do Plano de Trabalho para este segundo semestre já está sendo aplicada nas ações diárias do Ipem-RO, e para o diretor técnico-operacional da Gerência Técnica (Getec), Ronaldo Lessa, o planejamento tem sido o principal fator para o cumprimento das metas, mostrando à sociedade a importância das ações através da divulgação em mídia, o que também faz parte das metas alcançadas”.

As atividades de campo foram realizadas com rodízio de servidores (metrologistas e motoristas auxiliares) para melhor desempenho do trabalho, além da execução inicial/subsequente das verificações dos medidores de velocidade (radar) pelo Ipem-RO, de 2011 a 2015, pelo Ipem do Estado do Acre.

No mesmo período foi feita a demarcação da pista de mil metros de verificação de taxímetros no município de Cacoal, que é a segunda cidade de Rondônia a ter taxímetros nos veículos de transporte de passageiros.

Os veículos utilizados pela Getec também estão recebendo estruturação com equipamentos metrológicos para a execução dos serviços de verificação e fiscalização de bomba medidora para combustíveis líquidos, IPNA (balanças), e produtos pré-medidos. A programação de Verificação Periódica/Fiscalização da Getec está sendo realizada tendo como fonte dos dados primitivos o Sistema de Gestão Integrada (SGI), e a Getec como fonte de dados derivados.

O Ipem-RO também adquiriu uma balança com tecnologia de ponta, com capacidade de 35 quilos, para o laboratório de produtos pré-medidos. O presidente Edvaldo Soares comemora as mudanças e melhorias realizadas no órgão desde o início de sua gestão, com a organização das ações e benefícios para a qualidade do serviço e fiscalização.

“Vamos continuar trabalhando para contribuir com o bem estar social em suas relações comerciais e qualidade de produtos e serviços oferecidos em todo Estado de Rondônia”, afirmou.

Comentários

Comentários

Edinaldo miranda Web designer www.webmiranda.com.br Hospedagem www.host.webmiranda.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *